sábado, 29 de agosto de 2009

SOMOS CONVOCADOS À MESA DO REI

SOMOS CONVOCADOS À MESA DO REI

Nossa palavra nesta oportunidade está baseada no texto contido no Segundo Livro de SAMUEL – Cap. 9, versos de 1-13.

Esta passagem registra um ato de bondade do Rei Davi para com o filho de Jônatas, seu grande amigo e neto de Saul.

Conta a bíblia que certo dia o Rei Davi desejou saber se alguma pessoa da família de Saul ainda está viva...
E disse que se tivesse alguém vivo, ele queria fazer alguma coisa boa para essa pessoa, por causa de Jônatas, seu amigo e filho de Saul. Alguém com quem Davi comentou sobre isso, disse que não sabia mas que conhecia um escravo da família de Saul, chamado Ziba e que certamente poderia informar melhor a Davi.

Davi, então, mandou chamá-lo e perguntou:

– Você é Ziba? – perguntou o rei.
– Sim, sou eu mesmo, às suas ordens! – respondeu ele.
– Ainda existe alguém da família de Saul para quem eu possa fazer alguma coisa boa, como prometi a Deus? 
– Sim. Existe um filho de Jônatas, chamado Mefibosete . Ele é deficiente físico e tem uma deformidade em seus dois pés. - disse Ziba

– Onde está ele? – perguntou o rei.
– Na casa de Maquir, filho de Amiel, na cidade de Lo-Debar! – respondeu Ziba. 

Então o rei Davi mandou buscá-lo imediatamente. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. 

Davi disse:– Mefibosete!
– Às suas ordens, senhor! – respondeu ele.
– Não fique com medo! – disse Davi. – Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa.


Mefibosete se curvou novamente e respondeu:

– Eu não valho mais do que um cachorro morto! Por que o senhor é tão bondoso comigo?

Então o rei chamou Ziba, o escravo de Saul, e disse:

– Eu estou devolvendo a Mefibosete, o neto do seu patrão, tudo o que pertencia a Saul e à sua família. Você, os seus filhos e os seus empregados cultivarão a terra para a família do seu patrão Saul e farão a colheita para que eles tenham comida. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa.
Ziba tinha quinze filhos e vinte empregados.

Ele respondeu:
– Farei tudo o que o senhor mandar.Daí em diante Mefibosete passou a comer junto com o rei, como se fosse filho dele.

Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Todos os que eram da família de Ziba se tornaram empregados de Mefibosete. Assim, Mefibosete ficou morando em Jerusalém e todos os dias comia junto com o rei.

O que me chama a atenção nessa história é que esse gesto do Rei Davi era absolutamente incomum entre os demais reis de sua época, pois, naquele tempo, a maioria dos reis procurava eliminar a família dos seus rivais, a fim de evitar que algum descendente procurasse apossar-se do trono. Davi estava, com aquele ato, cumprindo sua promessa de tratar com bondade, todos os descendentes de Jônatas, conforme 2 Sm 20:14-17

Mefibosete tinha medo de visitar o rei. Talvez por saber desse costume da época, temia por sua vida. Mas na realidade, o rei queria tratá-lo como príncipe. Não abrigava o coração do rei Davi, nenhuma maldade contra ele. Sua atitude comprovava suas intenções.

Às vezes eu penso em nossa semelhança com Mefibosete, pois, nosso Rei, o Senhor, está sempre nos convidando para uma vida de comunhão com Ele, e para estarmos à mesa com Ele, mas, infelizmente, muitos continuam dando desculpas para não aceitar o convite. Assim, deixam de desfrutar dos deleites que Deus tem reservado especialmente para esses momentos.

Você que está ouvindo esta mensagem, saiba que o Senhor deseja muito te dar uma vida vitoriosa, bem diferente dessa, que, talvez, você esteja vivendo.

Quem sabe, você esteja tão envolvido com o pecado e, por isso, acha-se indigno de ter comunhão com Deus? Ou, quem sabe, você conhece Jesus, mas tem cedido às tentações, tem fracassado em seus ideais, negligenciado na oração, tem dado brechas para o inimigo agir em sua vida e, por isso, como Melfibosete, sente-se como um cachorro morto, e pensa que Deus não perdoará você, não o aceitará de volta à sua mesa. – Você precisa saber amado(a) que não é desta forma que o Senhor pensa e muito menos age.

Procure a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; ore ao Senhor enquanto ele está por perto, ao seu alcance. Abandone sua vida de pecado e mude para viver livre e feliz na presença de Deus. Jogue fora seus maus pensamentos! Volte-se para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente os nossos pecados.8 O Senhor Deus diz:“Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. 9 Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus. (Is 55: 6-9)

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte;(Jr 29) ALELUIA!!! Glória a Deus!!!

Exatamente neste momento você está sendo chamado para reconciliar-se com Deus. Não importa a profundidade dos seus pecados, muito menos, a textura do lamaçal de suas desonras. Importa, sim, que você queira abandonar tudo isso, recomeçar uma nova vida de servidão ao Rei, banhar-se no rio que desce do trono de Deus e sentar-se à mesa com Ele. Isso é o que importa.

A Bíblia garante que você tem livre acesso à presença de Deus. Não há necessidade de absolutamente nada mais do que um arrependimento sincero para alcançar o perdão de Deus. Nenhum sacrifício lhe será exigido, muito menos qualquer penitência lhe será imposta, pois sacrifício agradável a Deus é um espírito quebrantado, um coração compungido e contrito Deus não o desprezará. É promessa d’Ele: Misericórdia, quero, e não sacrifício (Oséias 6:6).

Reconcilie-se com o Senhor. Não deixe passar mais esta oportunidade em sua vida. Não desejo ser extremista, mas realista: pode ser sua última chance, pois não sabemos quanto tempo de vida nos resta.

Deus quer fazer com você o mesmo que fizera a Melfibosete, quer proteger você, te dar o que de melhor você pode desejar – a salvação em Cristo Jesus, desfrutar de Sua companhia e permitir sentar-se à mesa com Ele todos os dias de sua vida.

Aí mesmo, onde você está, entregue seu coração a Jesus. Peça a Ele, com toda sinceridade de para perdoar os seus pecados, te dar uma nova chance e uma nova vida. Diga a Ele que você quer tê-lo como Senhor de sua vida e Salvador de sua alma.

Que o Senhor te abençoe e te guarde, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário